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Salvador Carnival - Carnaval da Bahia 2010

Voo American Airlines dos Estados Unidos para Salvador apartir de € 1000.00

https://www.aa.com/aa/reservation/enterPassengerDetailsAccess.do?bookingPathStateId=1246221339450-171

Voo TAM Paris Salvador apartir de €499.00

http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=e721e472bf18a110VgnVCM1000005f05a8c0RCRD

Motel Del Rey

O Motel DEL REY, fundado em 1983, está situado em um dos bairros mais nobres da cidade - Jardim Armação, em uma área de 40.000 m2, considerada a mais perfeita localização para a atividade a que se destina, pois reúne facilidade de acesso e discrição.

O Motel DEL REY iniciou as suas atividades no dia 11.06.1983, com 40 (quarenta) apartamentos. Desde então, acreditando no progresso de Salvador, não parou de se expandir, concentrando investimentos na melhoria da qualidade de seus serviços e nas inovações das suas acomodações.

Pioneiro em lançamentos, tais como "suítes com teto solar", as mansões que dispensam maiores comentários e a "Gruta Azul" - sua última criação, dotada de uma beleza indescritível - o Motel Del Rey não mede esforços e já está preparando novidades que serão lançadas em breve.

Hoje, o Motel Del Rey conta com 200 (duzentos) colaboradores treinados para prestar atendimento em seus 126 (cento e vinte e seis) aposentos, cozinha internacional, manutenção, segurança e administração, com um objetivo maior: superar as expectativas de seus clientes, prestando-lhes um atendimento personalizado e de qualidade.

http://www.moteldelrey.com.br/

Salvador Carnaval 2010



Carnaval in Salvador basically has two parts: the parade of trio elétrico and the barracas. A trio elétrico is a done-up semitrailer, loaded with sound equipment and with a band playing on top.

They parade very slowly along one of two circuits; one closer to the city centre, running from Campo Grande (literally "Big Field", Salvador's central park) to Praça Castro Alves (named for Antônio Frederico de Castro Alves, the Bahian poet who, among other things, wielded his mighty pen against the injustices of slavery and political oppression) and the other running from Barra to Ondina, along the Atlantic Ocean. They are called "trios" because the first one was an old car ('29 Ford) with a driver and two musicians (Dodô and Osmar) in the back (the car can be seen in the museum at the Lagoa da Abaeté in Itapoan; it debuted in 1950).


The trios form the nucleus of the blocos. One pays to join a bloco and is given an abadá (a getup consisting of a t-shirt and shorts, usually), which allows one to parade with the bloco inside the cordão (rope carried by security personnel). The people who aren't in blocos, and who are hence outside of the roped-off areas around the trios, are called pipoca (or popcorn).The other part of Carnaval is the barracas. They are everywhere, turning Salvador into a city of ten thousand parties. A lot of them have their own sound systems. And where there isn't a barraca, there'll be somebody with an isopor (styrofoam cooler) selling beer or batidas (cachaça/fruit mixtures; killer strength).


On the Thursday evening which is the beginning of Carnaval, the city's mayor turns the key to the city over to Rei Momo at Campo Grande (rei is "king", and although " Rei Momo" is a different person every year "he" always looks like an overweight Nero). Thursday is generally kind of a slow Carnaval night ("slow" is a very relative term here), a lot of people still have to get up and go to work on Friday. Friday night picks up, and then on Saturday (Sábado do Carnaval) all hell breaks loose.


All about Rio Carnival 2010



Know everything about the 2010 Carnival in Rio de Janeiro - programs, events and venues with descriptions, recommendations, schedules and ticket details. You will also find 2010 Samba Parade tickets and costumes on this site. You will find the full and up-to-date program details in your Guide. Learn the 2010 samba songs.



Rio Carnival 2010 starts on Saturday, February 13th and ends on Fat Tuesday, February 16th.

in http://www.rio-carnival.net/rio_carnival/rio_carnival_programs.php

This week in bahia

http://thisweekinbahia.blogspot.com/

Hotel Fiesta Bahia

Conforto, entretenimento e qualidade em todos os quesitos fazem do Fiesta um hotel internacionalmente consagrado com duas ofertas de alto nível: hotel e convention center.

Além das excelentes instalações o Fiesta oferece restaurante com uma gastronomia internacional e baiana, cafeteria com finos cafés, serviços altamente profissionais, belas piscinas, adulto e infantil.
Para manter a forma, um bem instalado Health club dispondo de espaço para massagens, saunas, ducha escocesa, sala de ginástica. Bilhar, sala de jogos e parque infantil também fazem parte das instalações do hotel.

Uma aliança perfeita entre conforto, relaxamento e boa saúde, digno de um hotel padrão 5 estrelas.

http://www.fiestahotel.com.br/

Claudia Leitte 2 de Julho no Farol da Barra



A cantora Claudia Leitte confirmou presença num grande evento no Farol da Barra, em Salvador. O show, que foi batizado de Sette, marca sua grande estreia no dia 2 de julho.


Mas por que Sette? O assessor da cantora explica o motivo a O Fuxico: “Sete é um número cabalístico, inspira coisas positivas. Se você prestar atenção, sete são as notas musicais, os dias da semana. Existe todo um estudo sobre isso”.


Outro detalhe curioso é que a grafia do nome do show é com dois “t”. “A Claudia costuma sempre duplicar a letra. O nome dela é Claudia Cristina Leite, mas há quase um ano adotou definitivamente o Leitte.


Com o nome da turnê foi a mesma coisa, ela resolveu duplicar o te”. Nesta data, os baianos celebram a Independência da Bahia.


Trata-se de uma celebração às tropas do Exército e da Marinha brasileiros, que conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823, quase um ano após a declaração da Independência do Brasil.

in http://ibahia.globo.com/shows/shows/default.asp?id_evento=25366&id_tipo_evento=2

Maratona toma as ruas de Salvador no domingo

Neste domingo (28), as ruas de Salvador recebem a 27ª edição da Corrida Riachuelo. Cerca de 800 atletas participam da prova que envolve 10Km. Entre eles, maratonistas de renome internacional como Marily dos Santos. A largada está marcada para às 7h30, no Farol da Barra.

Residente no município de Pojuca, interior da Bahia, há 12 anos, Marily é hexacampeã da corrida e pretende subir pela sétima vez no lugar mais alto do pódio. 'Venho mantendo meu ritmo de treinos diários e fico bastante feliz em correr perto de minha torcida. Tenho certeza de que muitos pojucanos estarão por todo o percurso torcendo por mim'.

A maratonista número um do ranking brasileiro conquistou recentemente o 3º lugar na Maratona Internacional de São Paulo e A competição é organizada pelo 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

in http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=208321&id_secao=2686

Brazilian Confederation of Surf confirms Maresia stage in Salvador da Bahia

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Brazilian Confederation of Surf confirms Maresia stage in Salvador da Bahia
Written by Editor at SurferToday.com
Friday, 29 May 2009 11:00


It is confirmed.

Stella Maris, is the first of the beaches of the north coast of Salvador, Bahia, that will be, between 21st and 23rd of August, stage of the third of four stages of the championship “Maresia Brasileiro”, the circuit of the Brazilian Confederation of Surf (Confederação Brasileira do Surf, CBS, in portugues), which are held in six categories , Open and Junior (Under 18), with Men's and Women's divisions, Novice (U-16) and Beginner’s (U-14), many of them are basis for the participation of the Brazilian selections in different events of the International Surfing Association (ISA), an world sports organization affiliated to the International Olympic Committee (COI).

August's Surf

The month of August is a promise to the calendars of the ISA and the CBS, with its first eight days reserved for ISA Surfing Games 2009, for which the ranking after two stages of the “Maresia Brasileiro” guaranteed places to the leader of the Junior and Open, from Espiritos Santos, Kristian Kimmerson, the vice Open, from Bahia, Marco Fernandez, and, from Ceará, Estefany Freitas, for the Women's Open, which will be a companion Camila Cássia, from São Paulo, the current third position of the SuperSurf.

At Salvador, Stella Maris, will be in June the seat of stage of the SuperSurf, and that in 1987 was part of the inaugural edition of the Brazilian Professional, defining Paulo Matos, from São Paulo, the first champion in the official circuit while Fábio Gouveia repeated from amateur to win the earlier stage in Ubatuba, São Paulo, which made him integrate the Brazilian selection and the year after won the “World Surfing Title in 1998”, event that turned in to an biennial of the ISA that amounted today as the annual World Games for the 2009 edition in Jacó, Costa Rica from 1st to 8th of August.

PASA CBS and equal to Pans in Brazil

Brazil on Costa Ricas’s waves will search individual titles at the Open, Men's and Women's, and in Longboard, in addition to the title by country, this achieved in 2000, when the Junior category (of the World since 2003) had male competition in the event and the Maresia sponsored in the State of Pernambuco this issue that Brazil hosted and won at the turn of the millennium.

This year Brazil is back to host international champioships, and will be in double dose, the Pan-American Surf and the unprecedented Panamerican University, both seals the Panamerican Surfing Association, the PASA, with stages being respectively at Stella Maris in the Bahian capital, and in the Futuro beach, in Fortaleza, capital of Ceará, both in the last trimester of 2009.

The PASA, through its president, the Hawaiian Maile Aguerre, and the vice Juca de Barros, maximum leader of the Brazilian Confederation of Surf, were in both capitals.

Maile, who lived in Brazil in the 1970s and speaks fluent Portuguese, said the certainty of the success of Panamerican on Bahia’s and Ceará’s waves, and that the city offices have all the conditions to receive these great events that bring together the Americas in the friendly heat of the Brazilian Northeast.

in http://www.surfertoday.com/surfing/1362-brazilian-confederation-of-surf-confirms-maresia-stage-in-salvador-da-bahia





ver tambem http://www.cbsurf.com.br/

Banda Calypso no São João de Amargosa

Itaparica




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Itaparica at a glance



Itaparica is the biggest island of Bahia de Todos os Santos (Bay of All Saints which is the bay of Salvador that gives the name to the state of Bahia), and can be reached by boat. Itaparica has many nice and quiet beaches that are ideal for families or to have fun with friends inside the water. once there you can visit the Historical Centre with the churches of Nossa Senhora da Piedade, São Lourenço and Santíssimo Sacramento, the São Lourenço Fort, the Solar del Rey (a former whale meat factory that got its name because in the XIX Century first hosted João VI, and later his son Pedro I and grandson Pedro II), the Fonte da Bica (believed to be a fountain of youth because of its medicine water) and the Centro Artesanal, where you can buy fine local craftsmanships and souvenirs. another great tour is to the nearby smaller Frades island, site of many fascinating stories. on your way back to mainland you can also visit the São Marcelo Fort, one of the most important of the ancient system of fortifications of Salvador.

in http://www.dreambrasil.com.br/vacation-packages/brazil/salvador-packages/itaparica.php

Hotel Vila Galé SALVADOR

HOTEL VILA GALÉ SALVADOR: OS SONS, SABORES E CHEIROS DAS FÉRIAS NA BAHIA

O Hotel Vila Galé Salvador está localizado em cima da Praia de Ondina, em São Salvador da Bahia, no nordeste do Brasil. Do aeroporto internacional chegará ao Hotel em Salvador em 20 minutos e daqui ao centro da cidade será um pequeno salto.

Nas suas férias na Bahia, visite Salvador, a cidade mais típica e cultural do Nordeste do Brasil. Junte-se aos milhares de turistas que todos os meses passam férias na Bahia únicas! Goze a sua estada no nosso Hotel em Salvador, de cinco estrelas, dos mais luxuosos de São Salvador. Usufrua de todos os serviços que necessita para passar dias em grande nas suas férias na Bahia.

O Hotel Salvador disponibiliza-lhe 224 quartos e todas as facilidades para realizar as suas conferências ou eventos profissionais no Brasil. Com espaços amplos e requintados, o nosso Hotel em Salvador é o local perfeito para estadas de negócio ou de lazer.

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Opção de pagamento parcelado em 3x sem juros nos cartões mastercard, Visa e American Express.

Opção disponível apenas para os hotéis do Brasil e para clientes com cartões emitidos por bancos ou entidades financeiras brasileiras.

Observação.: Um documento de autorização de débito será enviado pela nossa central de reservas.Para que o mesmo possa ser enviado correctamente solicitamos que no acto da reserva seja informado o email do titular do cartão. Somente após aprovação da despesa a reserva será considerada como confirmada.

in http://www.vilagale.com.br/pages/hoteis/?hotel=16

Hotel Pestana Convento do Carmo

First ever historical and luxury hotel of Brazil. Located in the picturesque district of Pelourinho in Salvador, the Pestana Convento do Carmo belongs to the traditional Pousadas de Portugal hotel group. Construction began on this friary in 1586, commissioned by the First Order of Carmelite Friars. Over the centuries, it has been the stage for major historical events and today it is Brazil’s first luxury historic hotel. The striking colonial architecture of the Pestana Convento do Carmo blends with graceful furniture and works of art, taking back to more elegant age in its imposing lobby. Its sophisticated services ensure unforgettable experiences for its guests.

The Historic Hotel of Salvador da Bahia - Pestana Convento do Carmo is member of "The Leading Small Hotels of the World"

Travel+Leisure Magazine (USA) - has chosen Pestana Convento do Carmo as one of the best new hotels in the world.


Contacts


Pelourinho, Rua do Carmo, nº 1
40301-330 Salvador (BA)
Brasil

Tel: +55 71 3327 8400, Fax: +55 71 3327 8401,
e-mail: reservas@conventodocarmo.com.br

in http://www.pestana.com/hotels/en/hotels/southamerica/BahiaHotels/ConventodoCarmo/Home/

Carnival 2009 in Salvador da Bahia, Brazil

Carnival 2009 in Salvador da Bahia, Brazil
(aka "The World's Largest Party"!)*

in http://www.bahia-online.net/Carnival.htm

In Bahia, in the beginning...

...there lived the indigenous people now commonly referred to as "Indians", and we can follow human recordings as far back as a people called the Gé. The Gé were pushed out by a people called the Tupinambá, and these were the people who were here when the first Europeans arrived (the coastal village of Olivença, Bahia remains home to a number of Tupinambá to this day).


Pinzón landed near near the location of present-day Recife.

Those first Europeans were Spaniards under the command of Vicente Yáñez Pinzón, who on January 26, 1500, landed to the north of what is now Bahia, close to the location of present-day Recife (capital of the state of Pernambuco). Pinzón had also been the captain of the Niña (as in the Nina, the Pinta, and the Santa Maria) when Christopher Columbus made his maiden voyage to the New World.

Next to arrive was the fleet of Pedro Álvares Cabral, who was actually on his way to India via a wide southernly swing out into the Atlantic Ocean (to avoid unfavorable currents) before heading east around Africa's Cape of Good Hope. Cabral's fleet landed in the territory which would come to be called "Brazil" (in English anyway; in Portuguese it's "Brasil") on the 21st of April, 1500, anchoring at a site he named "Porto Seguro" (or "Safe Port"; Porto Seguro is now a town located in present-day Bahia).

Cabral hadn't planned on landing there, at least not openly so. Common wisdom is that he was blown off course, but some people believe that he'd been secretly instructed by King Dom Manuel I to land for purpose of securing Portugal's rights to the territory. Whatever the case he did claim for Portugal the ground upon which he stood (this was on the 22nd of April, the day he himself went ashore), calling it the Ilha da Vera Cruz (Island of the True Cross). When it was discovered he'd actually been standing on a continent -- not an island -- the name was changed to Terra da Vera Cruz (Land of the True Cross).


How Cabral got to Brazil while on his way to India.

Then on November 1st in 1501, a ship captained by Amerigo Vespucci put into an enormous bay (November 1st is All Saints Day, and for this reason Amerigo named the bay "Bahia de Todos os Santos" -- "Bay of All Saints"). Amerigo also gave his own name to the entire continent via the use of a latinized form of it by mapmaker Martin Walseemüller in 1507. "America" at first applied only to the continent of South America.

Moving backwards in time somewhat, in 1493 Spain and Portugal had agreed that all of the Earth's territory west of Africa would be divided between themselves at a north-south line 100 leagues west of the Cape Verde islands (a league is 3 nautical miles, and a nautical mile is about 15% longer than a statute mile). In 1494 the line was moved 270 leagues further west.

The French weren't a party to this deal (called the Treaty of Tordesillas) and not wanting to be left out they began to exploit the South American coast. In order to counter the French incursions the Portuguese Crown divided Brazil up into 14 capitanias (this was between 1534 and 1536), all with straight, horizontal, north and south borders. The grantees of these capitanias were to be responsible for the administration and defense of their lands. Most of them failed miserably at it.


The Capitanias of Brazil

One of those who failed was the captain of Bahia, Francisco Pereira Coutinho, who arrived in 1536 and founded a village -- Vila Bahia -- on the site where the fort São Diogo and the church of Santo Antônio da Barra now stand. Both the fort and the church are readily visible from the beach at Porto da Barra. More about Captain Coutinho after another digression...


Paraguassu? Well it's the Brazilian movie version of her anyway...

Sometime between 1509 and 1511 a ship sank off the coast of Bahia, and one of the few survivors was a man named Diogo Álvares Correa. Diogo was well-treated by the Tupinambás (after supposedly coming very close to being eaten by them) and from them he received the Indian name "Caramuru" (caramuru was the Tupinambás' name for a type of fish, and it is supposed that the new name had something to do with its owner having been found in the water).

Caramuru came to be so highly regarded that he was given Paraguassu -- daughter of the Tupinambá chief Taparicá -- as a bride. Salvador's first church -- Nossa Senhora da Graça -- was built by Caramuru and it is there that Paraguassu's body was eventually laid to rest. The church still stands (much grander than it was originally) and it was from the church that the neighborhood which grew up around it took its name: Graça ("Grace"). Catharina Paraguassu's mortal remains (she received the European name upon being baptized in France) are there to this day.

[The church is located in the Largo da Graça and is open Monday to Friday from 8 to 11:30 a.m. and from 2:30 to 5 p.m. Masses are Monday to Saturday at 7 a.m., and Sunday at 8 a.m. and 7 p.m. The church's phone number is 247-4670.]

In the year 1537, a year after his arrival, Captain Coutinho -- the man whose word was law -- was on a boat which went down on the reefs off the southern end of the island of Itaparica. He was fished out of the water by Tupinambás but they weren't impressed by the position he held (they had a problem with it rather), and his fate was not to be that of the venerable Caramuru. After saving Captain Coutinho, they ate him.

Palácio Rio Branco

The general failure of the captaincy system spurred the Portuguese Crown (in the person of Dom João III) into setting up a governorship of Brazil to be led by Thomé de Souza (often spelled "Tomé" nowadays). De Souza arrived in Bahia on the 29th of March, in 1549, and he went to work building a capital for Brazil and a place for himself to live (or for the governor-general to live and administrate from, rather). The latest incarnation of his palace, now called Palácio Rio Branco, sits on a commanding position overlooking the bay, on the same public square giving onto the Elevador Lacerda which takes one down to the lower city. The palace, in all its neo-classical glory, is open to the public.

One strange twist in this complicated tale is the origin of a common Brazilian-Portuguese word. De Souza was accompanied by a group of Jesuits intent on spreading Christianity to the heathen natives of the "new" lands. The leader of the Jesuits was a padre by the name of Manoel da Nóbrega, and at a later point in history Salvador honored Nóbrega by bestowing his name upon a city street. Along this street grew up a string of places of ill-repute -- brothels and low-class bars -- and with time a shortened form of the street's name became synomynous with such places (and with a style of music commonly heard inside them): brega. (The name of the street -- Rua Padre Nóbrega -- has since been changed to Ladeira da Misericórdia).

What was the worry about converting the Indians? Their souls? Not exactly. Portugal's claim to Brazil was supported by the Catholic Church, the Treaty of Tordesillas having been recognized by Pope Alexander VI under the condition that the parties to the Treaty would convert the Indians to Christianity. The Church also allowed that those Indians who did not convert could be enslaved.

Well, up until now the principal source of wealth provided by Brazil had been pau brasil, or brazilwood (a source of a reddish dye). This was about to be supplanted by white gold -- sugar -- grown and harvested on immense plantations in Brazil's Northeast. Bahia's fortune was in the making, but it was to be a product of the sweat and blood of people who spent their lives producing and not partaking -- enslaved Africans and their descendents.

An estimated 1.3 million slaves were imported into Bahia before slavery was abolished in Brazil in 1888, double the number imported into the entire United States of America.

Why enslave Africans and not Indians? To keep a longer story short, the successful conversion of Indians diminished the "pool" of available slaves. One result of this was such an outcry that Mem de Sá (the third governor of Brazil) approved a "just" war against the Caeté Indians for their treatment of Brazil's first bishop (they'd eaten him) allowing the Caeté (who lived in the interior of Bahia) to be taken as slaves. But things got out of hand and converted Indians were taken as well. Epidemics of smallpox, influenza, and measles followed, and then famine. These factors, combined with resistance and flight, led the Portuguese to (largely) abandon the enslavement of natives and to adopt the importation of Africans in chains. These people were to have an immeasurable impact on what Bahia was, and is.


Homo Homini Lupus

It was Jorge Amado who asked why a man should be so conspicuously commemorated in one of Bahia's most public places when this man had nothing to do with Bahia beyond having been eaten there.

And so Bishop Sardinha's noble and prominently positioned visage greets arrivers to Praça da Sé, while the remains of his avenger Mem de Sá (whose sanctioning of the enslavement of the Caeté Indians was based upon the bishop's unsavory demise) lay entombed within the church in the background (the Catedral Basílica).



Uprising! Revolt of the Malês

"Abadá" is a word familiar both to people who do capoeira and to people who've marched in Bahian Carnival blocos. In capoeira it refers to the pants worn (and to an organization named for those pants), and in Carnival terms it refers to the shirt/shorts combination which marks one as a member of a particular bloco. The word is derived from the Yoruban "agbada", which in Africa meant a long robe of the type worn in Islamic countries (or areas).

In Bahia, "abadá" had assumed its present linguistic form by the early 19th century, but its association with capoeira and Carnival still lay a century in the future. It denoted at that particular point in the past a long, flowing, white robe, a manner of dress expressly forbidden on the streets of Salvador and which would not be seen in public until the Malês were to rise up in revolt against their enslavement.

Mali Empire

Another short digression: The Mali of today is an impoverished African republic, one of the poorest countries in the world. But at one time there was a vast Mali empire sustained by commerce in gold and salt, with Timbuktu as its principal city. "Mali" is derived from the Yoruban "imale", or "Muslim", a reference to the empire's religion. The part of the empire encompassing part of what is now northern Nigeria was the provenance of the Malês of Bahia.

And yet another digression: The Lavagem de Bonfim is a huge yearly festa which takes place in Salvador during the month of January, but in 1835 it was only one in a cycle of religious festas, and it was during the early morning hours of January 25th, during the festival of Nossa Senhora da Guia (Our Lady of the Guide), that the Malês planned to attack.

Maybe there was confidence born of language, a feeling that loose talk in Nagô (a dialect of Yoruban) was safe. This was a mistake. Talk of the insurrection down at the pier, and of its leader Ahuna, reached the ears of a freed Nagô by the name of Domingos Fortunato. Domingos engaged someone to write down what he'd heard and had the letter immediately delivered to his ex-master, Fortunato José da Cunha. Sr. da Cunha apparently didn't take the threat seriously.

Shortly later Domingos's wife Guilhermina -- also a freed Nagô -- was standing at the window of their home on Rua do Bispo (a side street which runs into Praça da Sé) when she gathered from the talk of several passing Nagôs that at the sound of the 5 a.m. alvorada (a wake-up chant sung in the street, when slaves were to rise and fetch water from the fountains) the revolt would begin. Guilhermina went straight to her ex-master -- Souza Velho -- and told him what she'd heard. And she wasn't finished.

On her way home she was met by her friend Sabina da Cruz. Sabina had had an ugly fight with her husband -- Vitório Sule -- that morning, and upon arriving home after work (she sold food in the lower city) she saw that Vitório, together with his clothes, was gone.

The distraught woman set out to find the father of her children, finally managing to locate him in the basement of a house on the Ladeira da Praça where he was crowded in together with 50 or 60 other men and some sort of leader (basements of this sort were referred to as armazens -- storage areas; they were the undivided, unfurnished, and poorly ventilated living quarters of city slaves, the master and his family living on the floors above).

Guilhermina passed this new development on to her neighbor André Pinto da Silveira, who had in his salon at that very moment two important visitors with government connections. The government palace was informed and at one a.m. a team of armed men entered the house on the Ladeira da Praça. The revolt was off to an early start. Vitório Sule was one of the first to die.

The crux of the matter now was to unite forces, and Malês ran from house to house, beating on doors to wake up and alert their colleagues. As this was happening the main contingent moved up the street to the Câmara Municipal (city hall), where esteemed Malê leader Pacífico Licutan was being held prisoner in the jail beneath the building. Caught in crossfire from the câmara itself and from the governor's palace across the street (now the Palácio Rio Branco), the Malês were forced to retreat.

They moved on, skirmishing along the way, moving to reinforce their numbers with a sizable contingent of Malês coming from the neighborhood of Vitória. Their trajectory eventually took them past the Largo da Lapa (Salvador's Colégio Central is located on this spot now) where another skirmish took place, and eventually down to the cidade baixa (lower city). The idea was to make their way to an area called Cabrito (today a poor neighborhood; "cabrito" denotes a small goat or -- perjoratively in Brazil -- the offspring of a mulatto and a negra, or vice versa).

Here in Cabrito the Malês of Salvador were to meet up with Malês of the Recôncovo region (the land surrounding the bay) and together they would establish themselves somewhere on the bay's far side. It's not clear what their intentions were after this; a couple of marginal participants are on record as having said the the Malês intended to take Salvador. But the Malê leaders were intelligent men, some of whom almost certainly had experience with military campaigns in Africa before being apprehended and shipped off to Brazil, and they undoubtedly would have wanted to know what kind of force and organization they would be facing before launching what could be futile attack.

This now was the most dangerous part of their trajectory -- with the sea to the left and high cliffs to the right -- the men had to pass the Quartel of the Calvary -- and the calvary was ready. The Malês were charged, scattered, chased and hunted down down by a superior force of mounted soldiers, and this effectively was the end of the Malê Revolt. It was also the beginning of the repercussions.

It's important to note that during the three hours of the revolt itself, not a single citizen who was not a part of the constabulary or armed forces was harmed. There was no looting, no wanton violence. With the exception of one house set fire to by the slaves escaping it, nothing was damaged.

But in the aftermath of the revolt, violence, beatings, hysteria and murder -- directed against innocent Africans -- ruled. Much, although not all of it, was at the hands of soldiers, so much so that commanding officers were afraid of a serious breakdown of order in the ranks.

On May 14th, 1835, four leaders of the uprising were shot dead by firing squad in Campo da Pólvora (in front of where Salvador's forum, or courthouse, stands today). Sixteen participants were sentence to between 5 and 20 years of prison. Eight participants were sentenced to perpeptual forced labor (although some sentences were eventually remanded at the requests of the slaves' masters). Thirty-four participants (all freed slaves) were deported to Africa, probably Nigeria or Dahomey. And forty-five participants were sentenced to be whipped at the post (Pacífico Lutan received a sentence of 1,000 lashes).

These whippings were not like the movies, where a person is flogged maybe ten or twelve times. The number of lashes meted out ranged from 250 to 1,250 - at a rate of 50 per day until the total was met. As one might imagine, wounds and sores became infected, ulcering and festering, and the beatings went on nevertheless, day after day, until the lesions became life-threatening. Only then was punishment was temporarily halted in order to give the castigated time to recuperate, before the lashing would again be renewed. Sometimes the slaves never did recuperate.

In any event, the uprising of 1835 was the last in Brazil, but it wasn't the end of the resistance.


Malê de Balê (a bloco afro) was inspired by the Malês of Bahia

(Lots more on the way!)

For a wide-ranging and scholarly description of the Malê revolt I recommend the excellent Rebelião Escrava no Brasil: A História do Levante dos Malês (1835), by João José Reis (available in English as Slave Rebellion in Brazil: The Muslim Uprising of 1835 in Bahia). My source for the very condensed narrative above was the copy of the book in Salvador's Biblioteca Central.

A work-in-progress history of the Filhos de Gandhy is here.

in http://www.bahia-online.net/history-bahia.htm

São João’s Party

June 24th

A manifestation of catholic origin with great participation by the population. Many celebrations occur through out the many streets and neighborhoods of the city. The party is characterized by the decoration of the festival areas, by the quadrilha-type dance, performers and groups singing with the typical instrument of São João — the accordion. This is also a time when dishes from the interior part of the state of Bahia are served through out the city.

in http://www.salvadorconvention.com.br/

Peixe no primeiro dia do Piu-Piu




Em sua participação no tradicional Forró do Piu-Piu, uma das maiores festas de São João do interior baiano, o cantor e compositor Alexandre Peixe promete um show inesquecível para os milhares de foliões que irão lotar a fazenda Colibri, em Amargosa, no próximo sábado (20).

Divulgando seu novo CD e DVD, lançado em janeiro, Peixe incluirá no repertório do show vários sucessos de sua autoria, entre as quais "Pra falar a verdade", que está sendo executada em rádios.

Peixe está tão integrado ao espírito da festa que o famoso mascote do Piu-Piu ganhou um desenho especial inspirado no cantor, caracterizado com boné, uma de suas maiores marcas, para estrelar várias peças da campanha publicitária da festa.

Além de Peixe, outras atrações de peso irão animar a 13ª edição do Forró do Piu-Piu, entre elas Claudia Leitte, Asa de Águia, Victor & Leo, Aviões do Forró, Jorge & Mateus, e nomes conhecidos do forró, como Tio Barnabé e Cangaia de Jegue.

in http://portalfolia.blogspot.com/2009/06/peixe-no-primeiro-dia-do-piu-piu.html



http://www.forrodopiupiu.com.br/

EXCURSÃO SÃO JOÃO AMARGOSA E FORRO DO PIU PIU 2009




EXCURSÃO SÃO JOÃO DE AMARGOSA E FORRÓ DO PIU PIU 2009
SUA MELHOR OPÇÃO!


SAÍDA: 19/06/2009 às 19:00Shopping Iguatemi
RETORNO: 25/06/2009 ás 04:00 da manhã

O PACOTE INCLUI:

*Casa ampla próximo ao evento;
Obs.: A casa fica próxima da praça e você terá toda infra-estrutura, conforto e tranqüilidade para curtir o melhor São João do BRASIL.
*Segurança 24 horas;
*02 Arrumadeiras;
*BOATE NA CASA TODOS OS DIAS.
*OPEN BAR NA CASA TODOS OS DIAS.
*Café da Manhã ( Comidas típicas) todos os dias.
*Feijoada da despedida 24/06/09 cerveja FREE!!!!
*Camis as, Pulseiras de Identificação.
*Cobertura Fotográfica
*FESTA DE INTEGRAÇÃO ANTES DA PARTIDA 13/06/2009 (Local a definir)
*Serviço de Bordo: cerveja, Red Label , Energético refrigerante, água mineral, SMINORFF etc. tudo FREE!!!!!
*Sorteio de uma MP3 + CD/DVD de Aviões do Forró

Valor do Pacote:

1º Pacote Light
(Somente a Excursão para curtir 05 dias na praça de Amargosa)
Avista R$ 290,00
1 Entrada R$ 97,00 + 2 vezes R$ 97,00 Deposito Bancário ou Cheque

ATRAÇÕES CONFIRMADAS FORRÓ NA PÇA DO BOSQUE! AMARGOSA (BA)
*CALCINHA PRETA,*CAVALEIROS DO FORRÓ*FORROZAO DU KARAI*ESTAKAZERO*CANGAIA DE JEGUE*SANTANA*MEGAXOTE*FLAVIO JOSÉ E MUITO MAIS

SOMENTE HOSPEDAGEM SEM TRANSPORTE
VALOR R$ 220,00 POR PESSOA

2º Pacote Vip
(02 dias do Forro do Piu Piu + Excursão + Traslado)
Avista R$ 490,00
1 Entrada R$ 180,00 + 2 vezes R$ 180,00

3º Pacote
(SOMENTE O TRANSPORTE/ ONIBUS COMPLETO)
Saida: 19/06/2009 as 19:0 hs
Volta: 24/06/2009 as 17:00 hs

Valor R$ 80,00 (com serviço de Bordo bebidas e petiscos)

Confirmado! ! Piu Piu 2009 dois dias
20/06 - Asa, Avioes, Jorge e Matheus e Alexandre Peixe.
23/06 - Claudia Leite, Victor e Leo, Tio Barnabé e Cangaia de Jegue

Informações e Vendas:
Jocely Ribeiro
(71) 3255-1262/9629- 8506/8887- 9567
Msn: excursao_riscafaca@hotmail.com ;
jocely_ribeiro@yahoo.com.br; jocely.ribeiro@gmail.com

REALIZAÇÃO:EVENTOS RISCA FACA
ACESSE:WWW.EVENTOSRISCAFACA.COM

Márcio Victor e a banda Psirico agitam o Forró do Sfrega




São João está chegando e com ele, diversas festas de camisa que prometem esquentar ainda mais o clima junino. Mas o destaque deste ano vai para o Forró do Sfrega que se superou e lançou três dias de bebida free com as melhores atrações. E, é claro, o Psirico não poderia ficar de fora deste ‘arraiá’. Por isso, Márcio Victor e toda sua banda já estão em estúdio preparando todos os detalhes para misturar forró com pagode em Senhor do Bonfim-BA, no próximo domingo, dia 21. “Com certeza vai ser uma festa muito animada! O Sfrega tem tradição, e este ano comemora em grande estilo 10 anos de sucesso. Estou feliz em fazer parte deste momento especial do evento, por isso vamos agitar bastante a galera com os maiores sucessos do Psirico”, promete Márcio Victor.

A festa, que é conhecida pelo grande porte da sua estrutura e por reunir uma galera bonita e animada, se caracteriza por não ser apenas um show. É um evento com diversas atrações que visam entretenimento do público. Quem ainda não adquiriu a camisa deve correr! Os ingressos estão disponíveis nos balcões de vendas dos principais shoppings.

Blog Bora Bahêa! - Esporte Clube Bahia


O Grande Carnaval de 1884




O ano de 1884 é considerado como o marco decisivo para o Carnaval da Bahia. Embora a festa já possuísse considerável porte - principalmente nos salões - é nesse ano que teve início a organização dos festejos de ruas e os desfiles de clubes, corsos, carros alegóricos e de vários populares. A partir daí ocorre a intensificação da participação do povo e aclamação do Carnaval de rua, que até hoje caracteriza esta festa na Bahia.



O Carnaval de 1884 pegou Salvador num período de crescimento rápido, provocado pelo progresso da agricultura em outras regiões e pelas exigências de um melhor ordenamento do espaço urbano com o êxodo rural. Respirava-se progresso e os comerciantes já utilizavam a publicidade nos jornais durante a festa. Tanto as pessoas que se fantasiavam como as que esperavam o cortejo vestiam-se a rigor, algumas em ternos de linho, polainas e chapéus.



Fundado em 1º de março de 1833, o Clube Carnavalesco Cruz Vermelha só veio a participar do Carnaval em 1884. O clube organizou um cortejo com rapazes e moças ricamente trajados e a novidade foi a presença de um carro alegórico, com o tema "Crítica ao Jogo de Loteria", ricamente decorado com peças importadas da Europa. O cortejo saiu de uma das ruas do Comércio, subiu a Montanha, passou em frente à Barroquinha, rua Direita do Palácio (rua Chile), Direita da Misericórdia, Direita do Colégio e retornou rumo ao Politeama de Baixo (Instituto Feminino).



A iniciativa foi um verdadeiro sucesso e ganhou milhares de aplausos e pétalas de flores dos populares que se encontravam nas ruas. O Cruz Vermelha mudou basicamente o Carnaval.
Em março de 1884, um grupo de jovens fundou o Clube Carnavalesco Fantoches da Euterpe.
O grupo era encabeçado por quatro figuras da alta sociedade: Antônio Carlos Magalhães Costa (bisavô de ACM), João Vaz Agostinho, Francisco Saraiva e Luís Tarquínio. (seu primeiro presidente) .



Em 1885, a disputa entre os dois clubes foi ainda maior. O Diário de Notícias, o jornal mais influente da época, publicou um anúncio de um quarto de página, a pedido do Cruz Vermelha, descrevendo a sua passeata. O Fantoches reagiu publicando o seu programa de festas em três colunas. Ambos foram às ruas com temas maravilhosos e indumentárias vindas da Europa. O carro-chefe do Cruz Vermelha apresentava "A Fama" e o Fantoches, "A Europa". Desfilaram também outros clubes, como "Saca Rolhas", "Cavalheiros de Malta", "Clube dos Cacetes" e "Grupo dos Nenês".



Na época, não havia uma comissão julgadora para estabelecer quem vencia os desfiles e o julgamento era determinado pela imprensa, que media a aprovação da população através dos aplausos. O Cruz Vermelha, mais popular, sempre vencia, pois o Fantoches, mais ligado à aristocracia, tinha uma torcida bem menor. Todas as outras entidades representavam a classe média.



Em 1886, os negociantes resolvem não mais abrir o comércio na terça-feira de Carnaval. Os presidentes dos grandes clubes reuniram-se na Associação Comercial com o objetivo de estudar um itinerário único para todos os préstitos.



Dois anos depois, a cidade teve um dos carnavais mais famosos. O Cruz Vermelha e o Fantoches, deram em conjunto um grandioso baile no Politeama. Chegou, enfim, o dia do grande domingo de Carnaval. E havia muita gente pelas ruas; nas janelas, o que mais imperava na cidade era a ansiedade. O primeiro préstito a surgir foi o Cruz Vermelha com coordenação, esplendor e luxo.


A multidão vibrava atirando flores sobre os carros. O segundo a desfilar foi o préstito do Fantoches, com a sua magnífica decoração dos carros alegóricos, a graça, o luxo e o gosto artístico, que justificavam o delírio de todos. Resultado: Fantoches e Cruz Vermelha desfilando sobre chuvas de rosas. O Carnaval já era uma verdadeira atração, uma realidade conseguida com muita luta e anos de esperança e já se podia afirmar que o vencera definitivamente o Entrudo.



Em 1892 é introduzido no Carnaval do país, o uso de confetes e serpentinas. Os confetes eram usados em retalhadas entre algumas entidades carnavalescas da época; as serpentinas vieram para substituir as flores atiradas aos carros alegóricos.



Em 1894, o Carnaval era eminentemente da elite dos clubes Cruz Vermelha, Fantoches e outros, que desfilavam pelas ruas e freqüentavam os bailes dos Teatros São João e Politeama. A população pobre continuava a fazer apenas algumas manifestações.


in http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2009/Historia/GrandeCarnaval.asp


São João com Asa de Águia






















Data: 23/06/2008

Preço: Pista: R$ 60,00 a vista ou a prazo - Camarote: R$ 100,00

Será realizado no Parque de Exposições de Vitória da Conquista/BA no dia 23/06/2008 com o Asa de Águia.

Abertura dos portões às 15h.

Realização: Bloco Massicas

Informações: (77) 3424-1515

Arraial em Salvador abre São João na Bahia





A festa de São João começa mais cedo em Salvador com o "Arraiá da capitá", que será realizado na sexta-feira (6) e sábado (7), no Parque de Exposições da capital baiana. O evento vai ter apresentações de grupo que tocam desde o tradicional forró pé-de-serra ao forró eletrônico. A expectativa da organização é reunir cerca de 50 mil pessoas no local.

A cidade, conhecida por celebrar o carnaval, vai deixar de lado o axé e misturar a música do grupo Cavaleiros do Forró e do cantor Flávio José, que tocam o ritmo de maneira mais tradicionalista. O público também vai poder curtir o forró moderno da banda Saia Rodada, e o forró eletrônico do Calcinha Preta.

Serão mais de 20 horas de folia, concurso de quadrilhas em uma área de 50 mil m². No local foram montados coretos, uma Igreja de Santo Antônio, casinhas com fachadas que reproduzem vilarejos.

A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, disse que o arraial também vai funcionar como atrativo para o São João no interior do estado. "Os municípios podem aproveitar o espaço para divulgar suas programações e convidar o público para prolongar a festa em outras localidades."

Veja a programação do São João na Bahia
Salvador
Dia 6 - Magníficos, Cavalo Doido, Calypso e Flávio JoséDia 7 - Calcinha Preta, Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e Zelito Miranda Amargosa
Dia 19 - Oficina do Forró, Waldonys e Hugo Luna
Dia 20 - Gérson Orrico, Flávio José, Megaxote e Banda Surpresa
Dia 21 - Banda Ceguêra de Nó, Zelito Miranda, Saia Rodada e Del Feliz
Dia 22 - Juan e Ravena, Estakazero, Oficina do Forró e Garotões do Forró
Dia 23 - Xuxú Beleza, Cavaleiros do Forró, Cissinho de Assis, Paulinho Boca de Cantor e Banda Apimentada Dia 24 - Santana, Flor Serena e Bruno e Marrone

Senhor do Bonfim
Dia 19 - Desejo de Menina e Cicinho de Assis Dia 20 - Adelmário Coelho e Flávio Leandro
Dia 21 - Curtcanção, Alcymar Monteiro e Nino Coutinho & Banda Imortal
Dia 22 - Calcinha Preta, Pele Morena e Flor Serena
Dia 23 - Aviões do Forró e Sérgio do Forró
Dia 24 - Elba Ramalho e Brega & Vinho

Ilhéus
Dias 20 a 24 - Destaques para os shows de Fala Mansa e do cantor Reginaldo Rossi.

Camaçari
Dia 21 - Elba Ramalho
Dia 22 - Banda Calypso
Dia 23 - Adelmário Coelho
Dia 24 - Daniel e banda Saia Rodada

Cruz das Almas
Dia 20 - Zelito Miranda, Flávio José, Carlos Pita e Acarajé com Camarão
Dia 21 - Virgílio, Laços do Forró, Saia Rodada e Os Tião
Dia 22 - Estakazero, Del Feliz, Forró de Cabo a Rabo e Daniel Dia 23 - Adelmário Coelho, Flor de Avelã, Cavaleiros do Forró e Cruzeteros do Forró
Dia 24 - Ébano, Xote Chic, Cumade Karolina, Forró de Gente Grande, Sarapatel com Pimenta, Cegueira de Nó, Santana e Oficina do Forró

Jequié
Dia 20 - Edgar Mao Branca, Filomena Bagaceira e Del Feliz Dia 21 - Mastruz Com Leite, Rosy e Banda, Forró Bregaço e Muleka Forrozeira
Dia 22 - Aviões do forró, Carlos Pita, Lé Kum Crê e Luarada
Dia 23 - Lordão, Embalo 4, Marly Brasil, Gaviões Dourado e Flor de Bananeira
Dia 24 - Mulheres Perdidas, Luiz Caldas, Máquina Turbinada e Lino Santos

Paulo Afonso
Dia 21 - Banda Collo de Menina e Fogo na Saia Dia 22 - Jorge de Altinho e Origem do Forró Dia 23 - Noda de Caju e Brega e Vinho
Dia 24 - Leonardo e Forró Fantástico

Juazeiro
Festa começou no dia 30 de maio e vai até dia 8 de junho. Os shows ficam por conta das bandas Amor Proibido, Manuzinho do Acordeon, Flávio Baião, Os Meninos, Neto e Mundinho, Forrozão, Faces do Forró e Banda Grafite.



in http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL587021-5598,00.html

Carnaval de Salvador




El "Carnaval de Bahia" también conocido como "Carnaval de Salvador" es una de las mayores fiestas del mundo a las que se puede asistir.

Es una de las fiestas más populares y multitudinarias que se celebran en Salvador o Salvador de Bahía, capital del estado de Bahía en Brasil.

Los días que preceden al Miércoles de Ceniza la capital de Bahía comienza a desprender un espíritu fiestero haciendo de la ciudad la más africana del país de Brasil. Encontramos los blocos, la base del Carnaval, grupo de asociaciones que se rigen por un espíritu yoruba originario de Benín, país del África occidental. Los desfiles al ritmo de las batucadas son acompañados de orquestas formadas de percusionistas únicamente. La actividad se centra en la zona denominada Ciudad Alta, muy cerca de la plaza Antonio Castro Alves. Sus calles comienzan a llenarse de trios elétricos, que durante tres días y tres noches estos grupos no pararán de tocar música sobre unos camiones acondicionados con un enorme equipo de sonido. A su alrededor se concentra el festejo con la multitud bailando a ritmo de samba, axé y otros muchos tipos.

Este carnaval es muy distinto al de Rio de Janeiro, porque se desarrolla en las calles – y no en un Sambodromo – y toda la gente puede participar. Uno no va a ver el carnaval, sino a estar dentro del mismo.


Bloco Pra Ficar (Carnaval de Salvador 2007)En Bahia el carnaval comienza 6 días antes del miércoles de ceniza, o sea un jueves por la noche.

La atracción principal del carnaval son los trios eléctricos, enormes camiones con luces y sonido, arriba de los cuales cantan y bailan alguno de los conjuntos bahianos de moda. Se llaman así desde que en 1950 dos músicos (Dodô and Osmar) decidieron salir por las calles de Salvador en un camión junto con un chofer, tocando su música durante un carnaval. Siguiendo al trio eléctrico, está el bloco, conjunto de personas que pagan una suma de dinero para poder participar del mismo. A cambio, se les da una camiseta –llamada abadá-, que lo distingue y le permite disfrutar del show desde un lugar cercano al trio, dentro de un cordón o cordão. Los blocos están abiertos al público en general, no se requiere ser miembro previamente. Siempre y cuando haya cupo, se compra el abadá y se es parte del mismo. Otra forma de disfrutar el carnaval es desde los camarotes, especie de tribunas que se encuentran a lo largo de la ruta que siguen los trios. Adicionalmente, los camarotes suelen ofrecer barra libre, comida, y pistas con música de DJs para bailar, asemejándose mucho a una discoteca.


Ivete Sangalo (Carnaval de Salvador 2007)Finalmente, si no se quiere pagar por ninguna de estas opciones, se puede disfrutar del carnaval de pipoca (palomitas de maíz, por estar siempre saltando). La gente aquí no pertenece a un bloco, pero acompaña al trio eléctrico desde fuera del cordón.


Cerveja & Cia (Carnaval de Salvador 2007)Y sino, simplemente se puede gozar del carnaval desde las barracas (puestos de venta de bebidas), ubicadas a lo largo de los distintos circuitos del carnaval, donde se reúne la gente y organiza sus fiestas paralelas. Sin dudas, el mejor lugar de todos para relacionarse con la gente del lugar y el más económico!

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Circuitos del carnaval:


Carnaval de Salvador 2007- Campo Grande – Plaza Castro Alves, también llamado Avenidas o circuito Osmar: es el original, comenzó en 1950, y transita las calles del centro de Salvador. El recorrido dura alrededor de 6 horas y el desfile de blocos comienza al mediodía.

- Barra – Ondina, también llamado Dodo: parte desde el Farol de Barra hasta la playa de Ondina. Comenzó en 1992 y hoy es el más turístico, por los paisajes que permite observar en su camino y por ser menos peligroso que el anterior. El recorrido dura alrededor de 4 horas y el desfile de blocos comienza al atardecer.

- Pelourinho o Batatinha: aquí no hay trios eléctricos, solamente bandas musicales recorriendo esta zona de la ciudad, y blocos de niños.


Carnaval de Salvador 2007Los blocos desfilan por los dos circuitos principales, en distintos días. Los conjuntos musicales que los alegran pueden salir con distintos blocos según el día, no son fijos. Los precios para participar en uno dependen de la importancia del número musical, y pueden variar desde los us$ 50 hasta us$ 500 por día. Las dos principales atracciones musicales son Chiclete com Banana e Ivete Sangalo. Chiclete anima los blocos Nana Banana, Camaleão y Voa Voa, mientras que Ivete anima Coruja y Cerveja & Cia. Según el día del carnaval que sea, salen con un bloco o con otro.

Otras atracciones musicales importantes que participan del carnaval son Asa de Aguia, Daniela Mercury, Banda Eva, Timbalada, Olodum, Araketu, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, etc.


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Fechas de próximos carnavales:

Para los que quieran ir, los próximos se desarrollarán en:
el del 2009 en Febrero 19,
2010 en Febrero 11,
2011 en Marzo 3,
2012 en Febrero 16,
2013 en Febrero 7,
2014 en Febrero 27,
y 2015 en Febrero 12.

Forró do Piu-Piu

O Forró do Piu-Piu acontece todo ano no Hotel-Fazenda Colibri em pleno São João de Amargosa.

Na cidade de Amargosa, além da grande festa preparada todos os anos na praça da cidade, outro forró faz a alegria de quem escolhe esse roteiro, o Forró do Piu-Piu que entra na sua 13ª edição.

MAIS UMA VEZ, EXAGERAMOS!

Dia 20 de Junho: ASA DE AGUIA AVIÕES DO FORRÓ ALEXANDRE PEIXE JORGE & MATEUS

Dia 23 de Junho: CLAUDIA LEITTE VICTOR & LEO (outra banda de forró)

Site Oficial do Forró do Piu- Piu:

http://www.forrodopiupiu.com.br/






Amargosa

Amargosa é um município brasileiro do estado da Bahia.

Sua população estimada em 2004 era de 32.689 habitantes.

Informes gerais
População: 40.748
Clima: Ameno
Temperatura média : 25º
Principais atividades econômicas: pecuária, caju, café, banana, mandioca e indústria calçadista
Localização
Região Centro Sul da Bahia

Situada no Vale do Jiquiriçá, em uma das mais belas paisagens do interior da Bahia, que incluem rios, cachoeiras, matas e trilhas. Possui um dos quatro melhores índices de saúde da Bahia, a cidade melhora sua infra-estrutura e vem crescendo economicamente.

Universidade
Conta com uma unidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFBR), o Centro de Formação de Professores/CFP [5]

Padroeira
N.Sra. do Bom Conselho

Clima
Clima ameno, temperatura agradável, o município destaca-se pela beleza de suas inúmeras praças e jardins.


[editar] Atrativos turísticos
Festa de São João: na Praça do Bosque no dia 24.06. Mais de 80.000 pessoas.
Exposição Agropecuária: Outubro
Serras: da Jibóia de onde se tem um panorama de toda a região e a Serra Azul.
Cachoeiras: dos Prazeres e da Pancada.
floresta: Mata atlantica do Timbo.
Rios: Jiquiriçá que nasce no Município de Maracás(BA), propício aos banhos e esportes náuticos.
Cristo Redentor - Monumento erguido na Praça Tiradentes.
Igrejas: Catedral de N. Sra. do Bom Conselho, Localizada na Praça Lourival Monte.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Amargosa

Programação da festa junina de Amargosa (BA)

Programação da festa junina de Amargosa (BA)

19/06 ...sexta-feira 22h .....Flávio José

20/06 ... sábado 22h .....Cavaleiros do Forró

21/06 ...domingo 22h..... Cicinho de Assis

22/06 ...segunda-feira 22h .....Estakazero

23/06 ...terça-feira 22h .....Calcinha Preta

24/06 ...quarta-feira 22h .....Santana

São João de Amargosa

Na seção de Viagens do Portal UOL, Amargosa é citada como uma das principais festas juninas do Nordeste brasileiro. O portal destaca apenas oito cidades e, como não poderia ser diferente, Amargosa é uma delas.

Para conferir a matéria sobre o São João de Amargosa no Portal UOL Viagens, clique no link abaixo:


http://viagem.uol.com.br/especiais/festas-juninas/ultnot/2009/06/03/amargosa.jhtm

Forró na Terra de Antonio Conselheiro começa nesta terça (9)

Os festejos juninos em Canudos, a 410km de Salvador, começam nesta terça-feira (9), com muito forró e tradição cultural. Pela terra de Antonio Conselheiro passarão até sábado, dia 13, diversos artistas da música nordestina como Dedim Gouveia, Bel Lima e grupos locais.

Na noite de abertura, o principal forrozeiro a se apresentar é o paraibano Amazan que promete reunir uma multidão na praça da cidade. Mais informações pelo telefone (75) 3494.2165

in http://www.saojoaobahia.com.br/

Confira a programação do São João no Terreiro de Jesus

Os forrozeiros Elba Ramalho e Targino Gondim são as principais atrações da noite de abertura do São João da Bahia, na próxima quarta-feira (10), no Terreiro de Jesus, em Salvador. Eles sobem ao palco após as apresentações da Orquestra Sanfônica de Sergipe e dos grupos Neojibá e Vozes Reveladas.

O primeiro dia da programação no Centro Histórico, que é véspera do feriado de Corpus Christi, terá início às 20h e prosseguirá até as 3h. A entrada é gratuita e a expectativa é que pelo menos 15 mil pessoas compareçam ao local, que é um dos principais cartões-postais da Bahia.

O calendário oficial do São João da Bahia, organizado pela Secretaria de Turismo do Estado e Bahiatursa, em Salvador, prevê ainda shows de outros grandes artistas da música brasileira e regional como Dominguinhos, Gilberto Gil, Daniel, Daniela Mercury, Geraldo Azevedo, Trio Nordestino, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Alceu Valença, Gereba, Estakazero, Del Feliz, entre outros.


Programação

10 de junho
20h às 20h30 - Orquestra Sanfônica
21h às 21h30 - Neojibá
22h às 22h30 - Vozes Reveladas
23h à 01h - Elba Ramalho
01h30 às 03h - Targino Gondim

11 de junho
20h às 22h - Clã Brasil
22h30 à 00h30 - Estakazero
01h às 03h - Del Feliz

12 de junho
20h às 22h - Cicinho de Assis
22h30 à 00h30 - Geraldo Azevedo
01h às 03h - Virgílio

13 de junho
20h às 22h - Flor Serena
22h30 à 00h30 - Cavalo Doido
01h às 03h - Cangaia de Jegue

19 de junho
20h às 22h - Cegueria de Nó
22h30 à 00h30 - Gilberto Gil
01h às 03h - Adelmário Coelho

20 de junho
20h às 22h - A confirmar
22h30 à 00h30 - Daniela Mercury
01h às 03h - Banda Lua Cheia

21 de junho
20h às 22h - Quininho de Valente
22h à 00h30 - A confirmar
01h às 03h - Sarapatel com Pimenta

22 de junho
20h às 22h - Cacau com Leite
22h30 à 00h30 - Dominguinhos
01h às 03h - Carlos Pitta

23 de junho
20h às 22h - Val Macambira
22h30 à 00h30 - Falamansa
01 às 03h - Bando Virado no Mói de Coentro

24 de junho
20h às 22h - Zelito Miranda
22h30 à 00h30 - Daniel
01h às 03h - Acarajé com Camarão

26 de junho
20h às 22h - Forrozada
22h30 à 00h30 - Trio Nordestino
01h às 03h - Banda Imortal

27 de junho
20h às 22h - Gereba
22h30 às 00h30 - Alceu Valença
01h às 03h - Renato Fechine

28 de junho
20h às 22h - Kiko Salli
22h30 à00h30 - Miguelão do Forró
01h às 03h - Tenison Del Rei

in http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=27513&mdl=29

Arraiá da Capitá





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Serão dois dias de festa, com mais de 15 horas de forró, para abrir o São João da Bahia com chave de ouro. O Arraiá da Capitá, promovido pelo Grupo A TARDE e Camarotes Marketing e Promoções, acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, sexta-feira e sábado, pela primeira vez no Wet′n Wild, na Avenida Paralela, com oito atrações no palco principal e trios de forró tocando durante todo o tempo. O evento também contará com concurso de quadrilhas juninas e participação de prefeituras do interior, que aproveitam o momento para divulgar seu São João no espaço conhecido como Vila dos Municípios. Os ingressos já estão à venda e a casadinha custa apenas R$ 25,00.
Seis atrações estão confirmadas para o palco principal: Calypso, Calcinha Preta, Flávio José, Cavaleiros do Forró, Saia Rodada e Arreio de Ouro. A cenografia contará com uma praça com coreto, onde trios de forró animarão a noite, remetendo ao clima de interior.

Como forma de ampliar ainda mais a festa, o Arraiá dá oportunidade de participação para municípios do interior. Eles podem montar espaços e aproveitar para divulgar seu São João dentro de uma festa junina. A prefeitura que tiver interesse em participar pode ligar para (71) 3111-4000. As inscrições para participar do concurso de quadrilhas também podem procurar a Camarotes Marketing pelo mesmo número.

A estimativa de público é de 15 mil pessoas por dia. O Arraiá gera mil empregos diretos e dois mil indiretos, em um investimento de R$ 2 milhões.

Para dar maior conforto e garantir a segurança do público, equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Juizado de Menores estarão de prontidão durante todo o evento. O Arraiá tem patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Bahiatursa e Petrobras. Conta com o apoio do Iguatemi e Prefeitura Municipal do Salvador.

Local
Wet’n Wild – Av. Luiz Viana Filho, s/n, Paralela (3493-3000)

Horário
20h (abertura dos portões às 19h)

Ingresso
R$ 40 (camarote), R$ 25 (casadinha/ pista) e R$ 20 (pista/ individual)

Locais de venda
Lojas do Pida, Ticketmix e Central do Carnaval.

5 de junho (sexta-feira)
Calcinha Preta, Flávio José e Calypso

6 de junho (sábado)
Arreio de Ouro, Cavaleiros do Forró e Saia Rodada

in http://saojoao.atarde.com.br/?page_id=10

São João: Salvador já está em clima de forró

Salvador está em ritmo de folia, mas de folia junina. Os ensaios de carnaval deram lugar aos ensaios de forró. No aquecimento para o São João tem arrastapé pra todo o lado. E dias 30 e 31 tem mais forró. Se programe aí. É o Arraiá do Galinho que este ano vai ser no Parque Costa Azul. E o melhor de tudo, vai ser de graça. As atrações são Adelmário Coelho e Targino Gondim no primeiro dia e Estakazero e Cangaia de Jegue, no segundo dia.
Diego Barros.

in http://www.aratuonline.com.br/2009/videos/2004,sao-joao-salvador-ja-esta-em-clima-de-forro.html

São João 2009 em Cruz das Almas

A Prefeitura de Cruz das Almas liberou a grade oficial do São João 2009. Veja as atrações principais em primeira mão na internet...

Adelmário Coelho
Zé Ramalho
Calypso
Calcinha Preta
Trio Nordestino

in http://www.saojoaodecruz.com.br/

Amargosa, Bonfim e Cruz das Almas disputam o título de maior São João da Bahia

Os festejos de São João na Bahia são realizados em praticamente todos os 417 municípios do estado. Mas, em três cidades baianas a festa ganha proporções, em função da tradição, das manifestações culturais e folclóricas e dos mais 80 shows e apresentações musicais gratuitas. Juntas, Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim devem receber mais de 300 mil turistas dos quatro cantos do país. O típico forró nordestino, além de garantir a animação e integração dos foliões, também proporciona renda. O movimento de negócios estimado nas três cidades é da ordem de R$20 milhões, com a criação de mais de 5.000 empregos temporários. O público nos seis dias de eventos, nas três cidades, é de quase um milhão de pessoas.

Grandes nomes da música nordestina e nacional, como Dominguinhos, Trio Nordestino, Calcinha Preta, Flávio José, Zé Ramalho, Saia Rodada, Estakazero, Cicinho de Assis, Cavaleiros do Forró, Calypso, Santana, Adelmário Coelho e dezenas de outros estarão fazendo, gratuitamente, a alegria dos forrozeiros nos três grandes pólos do São João Baiano. Em cada cidade, serão mais de 150 horas de shows e apresentações artísticas.

Cada pólo possui suas características peculiares. Amargosa, no Recôncavo baiano, está localizada em uma região com fauna e flora exuberantes, com a presença de cachoeiras, rios e morros. As suas belas praças fizeram com que conquistasse o título de “Cidade Jardim”. No São João, Amargosa é reduto, principalmente, de jovens, que buscam diversão. Também no Recôncavo, Cruz das Almas é conhecida pela tradicional guerra de espadas, um espetáculo de luzes, cores e muita coragem. A espada é um rojão que mede cerca de 30 centímetros e pesa 600g. É feita de bambu e recheada de pólvora, barro e limalha de ferro – item que confere o efeito brilhante às faíscas. Para quem prefere um pouco menos de adrenalina, no centro da cidade há shows para todos os gostos. Já ao Norte do estado, no sertão baiano, Senhor do Bonfim ainda guarda tradições de um São João centenário. Os elementos nordestinos são fortes, como as bandas de pífanos, trios de sanfoneiro, além da tradição das festas nas residências. Em todas as três, não falta uma mesa farta de comidas e bebidas típicas e a hospitalidade do povo do interior.

in http://www.saojoaobahia.com.br/