c

Divulgadas festas de Salvador e tema do carnaval: 'Cidade da Música'

O tema do carnaval 2017 de Salvador será "Cidade da Música". A festa será de 23 a 28 de fevereiro. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (17) pelo prefeito da capital baiana, ACM Neto, durante o evento em São Paulo onde foi lançamento o calendário dos festejos de Salvador.
O tema do carnaval do próximo ano é em homenagem ao título recebido pela primeira capital do país da Unesco. A prefeitura de Salvador espera um crescimento de 15% no fluxo turístico em relação ao ano passado e tem uma previsão de receber cerca de 2,1 milhões de pessoas durante o verão.
ACM Neto anunciou festas e tema do carnaval de Salvador em evento em São Paulo (Foto: Nelson Peixoto/Agecom)
ACM Neto anunciou festas e tema do carnaval de Salvador em evento em São Paulo


O prefeito ACM Neto também citou outras festas do calendário soteropolitano e destacou o réveillon da capital baiana. No mês de julho, a prefeitura já tinha anunciado as atrações da festa que começa no dia 28 de dezembro e segue até 1° de janeiro de 2017, na Praça Cairu, no bairro do Comércio. Wesley Safadão, Ivete Sangalo, Luan Santana, Anitta, Jorge e Mateus, O Rappa, Aviões do Forró, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Natiruts são algumas das atrações do evento.
Na capital baiana, a agenda de festas começa antes mesmo do início oficial do verão, no dia 4 de dezembro, na comemoração de Santa Bárbara. Logo depois, a cidade ainda terá festejos populares como Nossa Senhora da Conceição, Bom Jesus dos Navegantes, Senhor do Bonfim, Lavagem de Itapuã, festa de Yemanjá, entre outras.
Confira o calendário oficial das festas populares:
4 de dezembro – Festa de Santa Bárbara
A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã. Devotos se unem e rendem homenagens. Nas praças e mercados do Centro Histórico é servido o tradicional Caruru. Local: Largo do Pelourinho, Centro Histórico

8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição da Praia
Em homenagem a padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhando trio elétrico ao som do coral da Basílica. Local: bairro do Comércio

13 de dezembro – Festa de Santa Luzia
Seu nome significa portadora da luz ou aquela que serve a luz. As homenagens acontecem na igreja que leva o nome da santa, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia. Local: Pilar, no bairro do  Comércio.

31 de dezembro e 1° de janeiro – Bom Jesus dos Navegantes
O evento inclui duas procissões marítimas, contando conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos. Local – Cidade Baixa.

6 de janeiro – Festa de Reis
Comemorado na Europa, foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem guardando algumas de suas características. Local: Largo da Lapinha.
A Colina Sagrada ficou lotada de fiéis na Lavagem do Bonfim (Foto: Max Haack/Ag Haack)
A Colina Sagrada lotada de fiéis na Lavagem do
Bonfim

12 de janeiro – Lavagem do Bonfim
Comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. Local: do bairro do Comércio até o Bonfim.

16 de janeiro – Segunda-feira Gorda
É realizada na segunda-feira após a Lavagem do Bonfim dando continuidade ao ciclo de festas populares. Local: bairro da Ribeira.

29 de janeiro – São Lázaro
Nesta manifestação de origem católica portuguesa é realizada uma missa, tríduo e procissão pelas ruas do bairro em louvor ao santo. É forte a participação do candomblé. Local: bairro daFederação.

2 de fevereiro – Festa de Yemanjá
Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso no bairro do Rio Vermelho. No fim da tarde, um cortejo com muitas embarcações leva para alto-mar os balaios, carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias. Local: bairro do Rio Vermelho.

16 de fevereiro – Lavagem de Itapuã
A lavagem é feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A tarde é a vez dos blocos de chão fazerem a festa. Local: bairro de Itapuã.

Pré-Carnaval de Salvador

18 de fevereiro – Fuzuê
O primeiro dia de pré-Carnaval acontece no final de semana antes da folia momesca e conta com desfiles de bandas de sopro, percussão e batucada. Todas bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais.

19 de fevereiro – Furdunço
O segundo dia de pré-Carnaval já conta com bandas e grupos
artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os micros trios.
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra).

Carnaval de Salvador: 23 a 28 de fevereiro

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/11/divulgadas-festas-de-salvador-e-tema-do-carnaval-cidade-da-musica.html